quarta-feira, fevereiro 20, 2008

"Nevoeiro tabágico"

Está tudo turvo.

Já de há uns dias para cá que tenho reparado numa coisa... De manhã, às 8h30 da manhã, hora a que, duramente, saio de casa faça chuva ou faça sol, toda a gente que vejo está com um cigarro na mão.

Dentro do carro, enquanto conduzo até à Faculdade, gosto de abrir os olhos (dá jeito conduzir de olhos abertos!) e de observar o que se passa à minha volta.
É triste constatar que a maior parte das pessoas se arrasta com cara de poucos amigos e encontrar um sorriso é muito muito raro. Hoje o sorriso a que tive direito foi de um sem-abrigo ali ao pé do Monumental. Isso faz-me pensar. Mas estou a afastar-me do propósito desta entrada...

A verdade é que muitas das pessoas que andam na rua em ritmo acelerado, ou saiem do metro para se mandarem para cima dos carros, tentando a todo o custo atravessar a estrada, estão a acender um cigarro, ou a fumá-lo como se não houvesse amanhã.

E mais, dentro dos carros pode assistir-se à mesma realidade. A maior parte das pessoas aproveita (?) para fumar dentro do espaço fechado que pode.

Conclusão: às 8h30 da manhã, quando todos os meus sentidos ainda se estão a espreguiçar para as novas emoções do dia, já alguém está a fumar um cigarro.

Acho que descobri a razão de ser do nevoeiro que se abateu sobre Lisboa: a lei anti-tabaco que entrou em vigor desde 1 de Janeiro de 2008 e que faz com que se fume antes de entrar nas empresas, ou até antes do pequeno-almoço no café da esquina.

1 comentário:

CANHOTO* disse...

Obrigado pelo elogio q deixaste no meu blog;)
É de facto estranha a reacção q a sociedade portuguesa está a ter perante a lei...Enfim!
Bem, mais uma vez obrigado! Vai aparecendo;)
Vou fazer o mesmo por aqui...
Boas divagações;)**