quinta-feira, janeiro 17, 2008

De volta à Pós-Graduação e ao Jornalismo

Descobri esta pérola que valida (e me dá um orgulho gigante) a minha tese de pós-graduação...

Ao contrário da maioria das opiniões, não penso que os actuais males de que padece a nossa informação tenham que ver com maus jornalistas. Essa parece-me uma acusação demasiado fácil para ser deixada no ar, sem sequer se tentar perceber as razões que impedem o bom jornalismo.

E estas, a meu ver, são, essencialmente, duas: as dificuldades crescentes no acesso à informação e a debilidade económica das redacções para fazerem, já não digo um jornalismo de investigação, mas ao menos um jornalismo de rigor.

Estamos cada vez mais reduzidos a um “jornalismo sentado”, à espera do toque do telefone ou da denúncia de fontes não identificáveis. E feita por uma nova geração de jornalistas miseravelmente paga, mal ensinada e mal treinada, sem condições sérias de trabalho e sem nenhuma motivação para cumprirem o sonho, a vocação e o sentido de missão que os levou a quererem ser jornalistas. É uma profissão nobre, que o ar dos tempos vai aos poucos reduzindo a um estatuto de desilusão e impotência. Mas disso, quem quer saber?”
Miguel Sousa Tavares
Eu quero saber.
Quero saber porque é que um projecto tem de ser posto de lado por não acreditar numa classe profissional que um dia sonhei ser a minha.

1 comentário:

Anónimo disse...

nao sou ateniense, nem grego, mas um cidadao do mundo... ha 3 mil anos ja havia quem pensasse muito a frente... a unica distinçao que ha para tudo é entre boas e mas pessoas... a fazerem de tudo e mais alguma coisa...

acredita em ti!;)

plim*