sábado, novembro 19, 2005

Lebenswelt


Para quem não sabe Lebenswelt quer dizer, simplesmente, Vida ViVida... Um dos muitos conceitos que tenho aprendido nesta nova experiência que é a minha pós graduação...
"Um homem é um homem e a sua circunstância" (Ortega e Gasset) e isto, se calhar por influência daquilo que estou a viver, faz cada vez mais sentido.
Somos aquilo que somos mas, acima de tudo, somos aquilo que percepcionam de nós. (E agradeço que não confundam com dar importância ao que os outros pensam de nós.)
Filosoficamente, o real não existe. Não é mais que aquilo que cada um de nós interpreta do que vê, vive, sente.
E por isso é que existem realidades tão distintas. Não será isto um paradoxo? A realidade devia ser só uma, certo?
É pena só às vezes estarmos acordados para certas vivências.
E hoje tive a certeza que esta vida faz-se de pessoas. Eu vou tentando ser uma melhor. E por isso, um sorriso orgulhoso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vi algures a seguinte frase: "a realidade não é mais que a ficção distorcida", será mesmo?
Quanto a nós, enquanto pessoas também acho que devemos ser o reflexo do que as outras pessoas percepcionam de nós, daí haver pessoas que gostam de nós e haver pessoas que não nos podem ver nem "pintadas de ouro". Umas vêem que temos qualidades e defeitos, outras só vêem os nossos defeitos...

Esse sorriso que seja sempre esboçado com orgulho, porque ele é lindo.

******