sexta-feira, outubro 03, 2008

Inteligência Emocional

Sem segundas intenções, ou não, a minha irmã deixou-me na mesinha de cabeceira um livro com o título "inteligência emocional", de Daniel Goleman, sob a desculpa de: "Ah Pipa não cabe na mala..."

Naquilo que tem sido uma constante nos meus dias, enquanto me passeio por casa à procura de respostas com a cabeça à roda, parei no livro e pensei: "Porque não?"

Assim iniciei-me num caminho de frases que sei serem verdadeiras e, mais que isso, sinto como se as tivessem a experimentar em mim.

"Como todos nós muito bem sabemos por experiência própria, quando se trata de formular as nossa decisões ou as nossas acções, o sentimento conta tanto, e muitas vezes mais, do que o pensamento. (...) Para o melhor e para o pior, a inteligência pode não ter o mínimo valor quando as emoções falam."

"Num sentido muito real, temos duas mentes, uma que pensa e outra que sente. (...) Em muitas, ou mesmo na maior parte das ocasiões, estas duas mentes estão delicadamente coordenadas; os sentimentos são essenciais para o pensamento, tal como o pensamento para os sentimentos. Mas quando as paixões crescem a balança desequilibra-se: é a mente emocional que assume o controlo, avassalando a mente racional."

"A vida é uma comédia para aqueles que pensam e uma tragédia para aqueles que sentem." (Horace Walpole)
Do ainda pouco que li, o segredo está em conseguir ser emocionalmente inteligente.
Para poder rir enquanto se sente aquilo que se pensa.

1 comentário:

Anónimo disse...

pim,
not on purpose but with a purpose. so that you and only you can understand yourself better than anyone else. you're one of the most emotionally intelligent beings I know, but even so sometimes your two minds do get in conflict. trust yourself. let it be...
i'll be here, always.
and by the way, TO THE GREATEST SMILE ON EARTH!
ama tu, mais k tudo,
mani